Coleta

Coleta

N

 

as campanhas de coleta, os estudantes envolvem seus familiares e a comunidade local. Eles trazem para a escola resíduos gerados por eles e também encontrados nas ruas. Conforme orientação prévia, levam os resíduos já limpos e dessa forma aprendem as importantes etapas para a reciclagem. As coletas priorizam tampinhas de diferentes polímeros e cores, mas também são bem-vindos outros tipos de resíduo polimérico.

Identificação e separação

Com os resíduos coletados, inicia-se o processo de identificação e de separação dos materiais. Essa etapa também é incorporada a disciplinas escolhidas pelos professores da escola. 

A professora Noeli Sellin, da Univille, é especialista em engenharia de materiais e responsável por essa etapa do processo. Ela assessora os professores das disciplinas escolhidas juntamente com a equipe de bolsistas. 

Para realizar a reciclagem dos resíduos poliméricos, é necessário identificar suas propriedades, que precisam ser conhecidas, já que nem sempre os polímeros podem ser misturados para obter-se um novo produto. Os métodos usados para fazer a identificação se basearam no código da reciclagem, na densidade e na combustão (queima).

Essas oficinas podem ser demonstrativas ou imersivas. Nesse caso, os estudantes executam os experimentos com orientação dos professores e bolsistas. Podem ser usados materiais simples para a sua realização.

Reproduzir vídeo