O ESPAÇO MAKER da universidade para as escolas!
“O projeto é uma ótima oportunidade para as escolas estimularem o interesse científico e tecnológico dos alunos.”
João E. C. Sobral
Coordenador
DESIGN for
CHANGE
Transformando tampinhas de garrafa em novos produtos!
A abordagem metodológica utilizada tem ênfase no processo educacional Design for Change (DFC) proposta pela designer e educadora indiana Kiran Sethi, que visa simplificar abordagens com o Design Thinking e o Design Centrado no Humano no processo educacional, facilitando a compreensão por leigos.
O DFC consiste em 4 etapas: ‘sentir’, ‘imaginar’, ‘fazer’ e ‘compartilhar’. Em termos educacionais é caracterizado como uma metodologia ativa, que situa o estudante no centro do processo, em uma atitude de autonomia e protagonismo que visa preparar cidadãos atuantes, tão necessários para os desafios do século XXI.
- Sentir
- Imaginar
- Fazer
- Compartilhar
estrutura do Design for change
o que é?
O Espaço Maker é um laboratório móvel criado em 2021 para difundir a sustentabilidade e desenvolver a cultura maker entre os estudantes de ensino fundamental e médio nas escolas da cidade de Joinville (SC) e região.
Além de disseminar a ideia de que resíduo não é lixo e que pode ser utilizado no desenvolvimento de produtos, o Espaço Maker tem os objetivos de capacitar cidadãos para cuidar do mundo que nos cerca e diminuir as consequências ambientais das nossas atividades.
O projeto também pretende mostrar como diversas profissões podem contribuir com essa ideia e que há várias oportunidades de carreira profissional no mercado de trabalho dirigidas para a sustentabilidade.
Os recursos do projeto são oriundos do Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
430 milhões
de toneladas de plástico produzidos anualmente no mundo.
3,4 milhões
de toneladas de lixo plástico gerado no Brasil que pode alcançar o Atlântico.
1,11 milhão
de toneladas de plásticos reciclados em 2022.
800 mil
brasileiros vivem
da reciclagem de plástico, papel,
vidro e metal.