Espaço Maker

O ESPAÇO MAKER da universidade para as escolas!

“O projeto é uma ótima oportunidade para as escolas estimularem o interesse científico e tecnológico dos alunos.”

João E. C. Sobral

Coordenador


DESIGN for

CHANGE

Transformando tampinhas de garrafa em novos produtos!

A abordagem metodológica utilizada tem ênfase no processo educacional Design for Change (DFC) proposta pela designer e educadora indiana Kiran Sethi, que visa simplificar abordagens com o Design Thinking e o Design Centrado no Humano no processo educacional, facilitando a compreensão por leigos.

O DFC consiste em 4 etapas: ‘sentir’, ‘imaginar’, ‘fazer’ e ‘compartilhar’. Em termos educacionais é caracterizado como uma metodologia ativa, que situa o estudante no centro do processo, em uma atitude de autonomia e protagonismo que visa preparar cidadãos atuantes, tão necessários para os desafios do século XXI.

  • Sentir
  • Imaginar
  • Fazer
  • Compartilhar

estrutura do Design for change

o que é?

O Espaço Maker é um laboratório móvel criado em 2021 para difundir a sustentabilidade e desenvolver a cultura maker entre os estudantes de ensino fundamental e médio nas escolas da cidade de Joinville (SC) e região. 

Além de disseminar a ideia de que resíduo não é lixo e que pode ser utilizado no desenvolvimento de produtos, o Espaço Maker tem os objetivos de capacitar cidadãos para cuidar do mundo que nos cerca e diminuir as consequências ambientais das nossas atividades.

O projeto também pretende mostrar como diversas profissões podem contribuir com essa ideia e que há várias oportunidades de carreira profissional no mercado de trabalho dirigidas para a sustentabilidade.



Os recursos do projeto são oriundos do Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).


espaco-maker5-chaveiros

430 milhões

de toneladas de plástico produzidos anualmente no mundo.

3,4 milhões

de toneladas de lixo plástico gerado no Brasil que pode alcançar o Atlântico.

1,11 milhão

de toneladas de plásticos reciclados em 2022.

800 mil

brasileiros vivem
da reciclagem de plástico, papel,
vidro e metal.