Resíduos

Os resíduos

D

iariamente, adquirimos diversos produtos produzidos por meio de matérias-primas como petróleo, minério de ferro e tantos outros. Quando os compramos, dificilmente consideramos o que acontecerá quando tais produtos deixarem de ser usados. Por isso, os aterros sanitários crescem sem parar!

O plástico é o material com que trabalhamos no Espaço Maker. Ele consiste em um tipo de polímero sintético derivado do petróleo. Depois de sintetizado, é usado em processos de fabricação de embalagens, brinquedos, peças para veículos, utensílios domésticos, entre tantas outras coisas. Por um período, esse plástico terá vida útil, que poderá ser prolongada com a manutenção adequada, mas para onde ele vai depois que deixa de fazer parte de nossas vidas? Para o reúso, para a reciclagem ou para o descarte em aterros? 

Para compreender como ocorre o processo de reciclagem, o Espaço Maker visitou a Associação Ecológica de Recicladores e Catadores de Joinville (Assecrejo).

O vídeo 2 apresenta os nossos aprendizados ao longo da visita:

Reproduzir vídeo

O que aprendemos e queremos compartilhar?

A visita à cooperativa foi iluminadora para compreender a importância da destinação final adequada dos resíduos, levando em conta os impactos sociais, ambientais e econômicos, já que o descarte inadequado causa desperdício de recursos materiais. 

As sete principais descobertas sobre como podemos fazer para facilitar o processo são: 

  1. Atenção para a maneira como produtos, embalagens e resíduos são descartados, pois quando chegam à cooperativa eles são separados e manipulados por pessoas!

  2. Cuidado com materiais cortantes como vidro. Somos corresponsáveis por acidentes que podem contaminar, adoecer e afastar pessoas do trabalho!

  3. Tenha em mente a segurança de quem trabalha na separação dos resíduos. Agulhas de seringas descartáveis e outros materiais contaminados podem resultar em doenças graves!

  4. Odores gerados por materiais orgânicos misturados com resíduos são desagradáveis, geram risco e afetam a dignidade do trabalhador. Respeite a dignidade do trabalho de quem contribui para que nossas cidades e comunidades sejam habitáveis!

  5. Você, de onde está, pode ajudar com campanhas de sensibilização para a coleta adequada de resíduos, reciclagem, reaproveitamento e destino final adequado dos materiais que não podem ser reaproveitados. Coloque a mente no reaproveitamento de resíduos e as mãos na massa!

  6. Mudanças de comportamento de consumo são vitais para a redução de resíduos. Descasque mais e embale menos!

  7. Entregue os resíduos separados diretamente na cooperativa, facilitando o processo de separação. Uma oportunidade para conhecer melhor o trabalho dessas pessoas que tanto contribuem para que os espaços sejam habitáveis e saudáveis.

Concluímos nossas descobertas com uma dica: na dúvida, pratique sempre os sete Rs!

Mas… O que são os 7R’s?  

Os 7R’s são princípios educativos que visam promover hábitos sustentáveis em relação ao consumo, reaproveitamento e descarte de resíduos. Surgiram na ECO-92, na Conferência da Terra, como 3R’s. Mais recentemente, na Rio+20, foram rebatizados como os 7R’s.

São eles: